top of page

Maior museu da América Latina fecha por falta de repasse do Governo

  • Foto do escritor: cibertextoubc
    cibertextoubc
  • 14 de jan. de 2015
  • 2 min de leitura

Sem dinheiro, sem história. Professores se unem e iniciam ‘vaquinha’ para efetuar limpeza no local.

48409.jpg

Criado no dia (06) de junho de 1818 por Dom João VI no Estado do Rio de Janeiro, o Museu de história natural é o maior da América Latina, e foi o primeiro a ser construído no Brasil. Ainda nos tempos atuais, é referencia no País.


Vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional de história natural foi fechado nesta última segunda-feira (12).


Professores do curso de Pós-Graduação da UFRJ iniciaram nesta semana, uma espécie de ‘vaquinha’ para começar os trabalhos de limpeza no prédio.


Segundo os próprios professores que trabalham na instituição, a maior preocupação é a sujeira.


Os educadores alegam, que por ser um museu de história natural, a falta de limpeza pode afetar o acervo orgânico que é sensível a micro-organismos.


A limpeza não acontece, devido os funcionários encarregados por esta tarefa permanecerem com os salários atrasados há cerca de três meses. Já o serviço de portaria responsável por filtrar a entrada de pessoas no Museu, teve o contrato cancelado.


O Ministério da Educação nesta segunda- feira, fez um repasse de 4 milhões de reais. Na terça-feira, o administrador da UFRJ Carlos Levi, determinou que o Museu Nacional seja reaberto ainda nesta semana.


“Queremos reverter a situação de maneira ágil. Por causa do contingenciamento dos recursos, tivemos muitas dificuldades. Agora, tentamos administrar esse andamento”, disse Levi.


Já a diretora do Museu Nacional, Claudia Rodrigues Carvalho, não passou nenhuma data correta para a reabertura da Instituição.


Dificuldade


De acordo com o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte, o espaço recebeu cerca de dez mil pessoas só no último final de semana. Já as equipes de limpeza, só puderam efetuar seus serviços, devido à ‘vaquinha’ que os professores fizeram.


Embora o repasse da verba já tenha sido enviada para a instituição, ainda não consta nada na conta do Museu.


“A (UFRJ), não tem recursos suficientes para se manter. Caso o dinheiro não chegue até o dia (14) quarta-feira, vamos pagar uma faxina geral porém, final”, conta Duarte.


“Tudo que o museu guarda nas suas dependências, é muito vulnerável”, finalizou.


Localidade


Situado na Quinta da Boa Vista, o Museu de história Natural fica no Parque do bairro de São Cristovão, zona norte do Rio de Janeiro.


O alto índice de visitação nas dependências do museu, acontece devido o espaço ficar numa área de lazer.


Já os cursos ofertados pela instituição em pós – graduação esta entre os mais destacados do País.


Texto por Gabriel Dias Imagens: Acervo do Google.

 
 
 

Comments


bottom of page