top of page

FESTA EM BAURU

  • Foto do escritor: cibertextoubc
    cibertextoubc
  • 28 de nov. de 2014
  • 4 min de leitura

Sem dificudades Bauru derrota o Mogi Basquete e conquista a Liga Sul-Americana.

mogibasq.png

O Bauru é o campeão sul-Americano de basquete de 2014. Jogando em casa na noite desta quinta-feira (27) a equipe do técnico Jorge Guerra, o “Guerrinha” derrotou o Mogi Basquete por 79 a 53 e conquistou o seu primeiro título internacional.


O pivô Rafael Hettsheimeir foi o cestinha, com 18 pontos; o ala-pivô Jefferson anotou um duplo-duplo (11 pontos e13 rebotes) Pelo lado de Mogi, os melhores números foram do norte-americano Tyrone Curnell autor de 11 pontos.O ala bauruense Alex García foi eleito o melhor jogador da competição e recebeu o troféu de MVP.


Os primeiros minutos de partida foram demuito equilibrio em ambas as partes, o Bauru tinha o controle do setor ofensivo,mas esbarava na má potaria de seus jogadores, que em contrapartida tinham um bom aproveitamento nos rebotes. Mogi por sua vez apostava em uma marcação por zona impondo muta difculdade aos tiros de três dos bauruenses.


Depois de cinco minutos de muito estudo entre as equipes as ” estrelas” da equipe da casa começaram a brilhar pelas mãos armador norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor e pelo seu compatriota o ala Robert Day certeiro nas bolas de três pontos. Os mogianos continuavam sem esboçar nenhum tipo de reação e apenas assitiam o Bauru tomar conta do jogo e vencer a parcial em 25 a 11.

No segundo quarto Mogi mostrou uma evolução em sua defesa, mas isso não foi suficiente para quebrar o entrosamento da equipe bauruense que marcou 20 pontos e levou apenas 11. No fim do primeiro tempo o placar apontavauma difereça de 23 pontos em favor dos anfitriões, 45 a 22.


A terceira parcial foi mais equilibrada, os erros eram proporcionais, mas ainda assim o Bauru seguia tranquilo na partida graças a larga vantagem construída ao longo jogo. Os principais jogadores de Mogi ficaram reféns da forte marcação do adversário e nada puderam fazer para revertar a desvantagem no marcador e desta forma os bauruenses ampliaram a vantagem para 66 a 40.


Os dez minutos finais não foram diferentes do restante do jogo, com a mão na taça Alex e cia conduziram o período embalados pelos gritos de “É, Campeão” que vinham das arquibancadas, Mogi continuou a jogar mantendo a seriedade esperando tempo passar, uma vez que era impossível reverter uma placar desfavorável de 26 pontos. Anciosos, os donos da casa aguardavam o cronómetro zerar para comemorarem mais uma conquista em três meses. Fim de jogo Bauru 79 x 53 Mogi. Com a vitória,além da taça os bauruenses ganharam o direito de disputar a edição de 2015 da Liga das Américas prevista para começar no mês de janeiro.


Cestinha do confronto, o pivô Rafael Hettsheimeir enalteceu o poder de concentração de seus companheiros durante o jogo e ainda projetou o restante dos compromissos da equipe paulista na temporada.


“A gente sabia da força do time do Mogi, então entramos em quadra com tudo e conseguimos abrir uma boa vantagem logo de cara. Estivemos focados durante os 40 minutos e isso fez a diferença para nós. Colhemos o fruto agora, mas não podemos esquecer que a temporada ainda tem muita coisa pela frente, com o NBB e a Liga das Américas”, contou Hettsheimeir


Depois de ficar de fora da semifinal contra o Boca Juniors se recuperando de dores nas costas, o armador Gustavinho Lima voltou ao time do Mogi nesta decisão. Mesmo com a derrota o jogador ressaltou a importância do segundo lugar para Mogi das Cruzes


“Mogi é uma cidade apaixonada por basquete e essa evolução é um prêmio para todo mundo. Estou nesse projeto desde o início e sei o quão duro foi chegar até aqui. É claro que não gostaríamos de perder, ainda mais dessa forma, mas não podemos desprezar um vice-campeonato continental para uma equipe que tem pouco mais de cinco anos de vida”, declarou Gustavinho.


O treinador Paco García reconheceu o esforço de seus jogadores e principalmente o apoio incondicional da torcida.


Tentamos fazer muitas coisas boas, mas conseguimos fazer poucas. Infelizmente não conseguimos a vitória, agora é hora de parabenizar o Bauru por seus projetos, sua equipe e pelo titulo. Agradeço aos torcedores que estiveram aqui para nos acompanhar, aos que estão longe, gostaria de ter feito mais”, disse o treinador.


Agora os dois times voltam suas atenções para a disputa do NBB já na próxima semana. Com três vitórias e uma derrota em quatro jogos disputadoso Bauru ocupa a quarta posição na classificação do torneio nacional e volta a quadra no próximo dia 03/12 contra Limeira fora de casa. Mogi que está em sexto lugar com três vitórias e duas derrotas em cinco partidas só volta a jogar dia 07/12 contra o Palmeiras dia 07/12 no ginásio Hugo Ramos.


VITÓRIA ARGENTINA NA DECISÃO DO TERCEIRO LUGAR


Na partida que antecedeu a decisão entre os brasileiros, o Boca Juniors da Argentina venceu o Malvín do Uruguai por 76 a 75 e conquistou a medalha de Bronze. O jogo foi decidido apenas no último lance, após uma bola de três pontos do Armador Sosa do time argentino no estouro do relógio.


Texto: Guilherme Borges e Rafael Dentini

Imagem: FIBA Américas

 
 
 

Komentar


bottom of page