top of page

Educação em forma de arte

  • Foto do escritor: cibertextoubc
    cibertextoubc
  • 24 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Casa do Hip Hop em Mogi das Cruzes busca formar (bons) cidadãos através da arte.

10402047_793676620671403_785659700873880073_n.jpg

Dança, estilo e muita música podem agora ser facilmente encontrados em um novo ponto cultural de Mogi das Cruzes; a Casa do Hip Hop. O município foi contemplado com o espaço em agosto deste ano e já atende cerca de 200 pessoas, além das que aguardam por uma vaga na lista de espera.


A casa subvencionada pela Secretaria Municipal de Cultura e gerida pela Associação Mogiana de Hip Hop representa, incentiva e organiza ações do segmento.


O espaço conta com a supervisão e orientações dos arte-educadores: Clayton Acme (MC), Jef Moreira (mister), Luci (grafiteira), Marco Favela (MC), Alexandre Bui (projetos urbanos) e Cadu (professor de breaking).


As aulas na Casa são organizadas por grupos com horários e dias diferentes e contam com todos os segmentos de arte do Hip Hop. São eles: DJ (toca disco – criação de efeitos musicais com disco de vinil); MC (mestre de cerimonia, ligado especificamente com o Rap); Grafite (Desenhos artísticos em paredes) e o Breaking (diversos estilos de dança ligados ao Hip Hop).


O movimento Hip Hop vem crescendo e ganhando força em Mogi das Cruzes, e o espaço físico foi um grande feito cultural da cidade, que busca passar educação e ideais através da arte. “Hip Hop nunca foi só moda e nunca será. Ele é um formador de opiniões e das pessoas como cidadão. A casa é só mais um espaço físico. A ideia central sempre foi passar nossa arte e formar cidadãos de bem com a vida, que respeitem as pessoas ao seu redor”, afirma a equipe de arte-educadores.


Para se inscrever e participar das oficinas de arte na Casa do Hip Hop, os interessados devem entrar em contato com a Secretária da Cultura, através da Prefeitura, ou irem até o local para receberem maiores informações.


Serviço


A Casa do Hip Hop está localizada na Rua Coronel Cardoso de Siqueira, 48 – Centro de Mogi das Cruzes. O horário de funcionamento é de: Segunda e quarta-feira período da manhã das 10h00 às 12h00, e de tarde das 14h00 às 21h00; Terça e quinta-feira das 14h00 às 21h00 e sábado das 13h00 às 21h00. Mais informações pelo telefone da Secretaria Municipal de Cultural pelo 4798-6900.


Eventos realizados


Além das oficinas com aulas, na Casa do Hip Hop acontecem diversos eventos culturais bacanas para os admiradores de arte. Debates com temas interessantes e eventos do segmento estão sempre em cartaz, fiquem de olho, porque eles estão sempre com novidades.


Na última semana, entre os dias 12 e 16 de novembro foi realizada a 1ª Semana do Hip Hop. A programação do evento contou com diversas apresentações e encontros que abordaram principalmente, questões de envolvimento social do Hip Hop com relacionado com a sociedade.


Também houve o “1º Ink in The City – Encontro de Grafite” em que após discussões sobre a arte da grafite, promovendo um encontro entre a cultura de rua e os catadores de papel do município que tiveram seus carrinhos de coleta pintados pelos artistas do segmento.



Texto por: Amanda Chrispim, Giovana Colacique e Carolina Branco.

 
 
 

Kommentare


bottom of page