Ciúme ou ciúmes? Saudade ou saudades?
- cibertextoubc
- 15 de nov. de 2014
- 1 min de leitura
É bem comum ouvir as pessoas falando o quanto sentem saudades de alguém. Também não é raro presencias cenas de ciúme entre casais. Mas afinal, é no singular ou no plural? A língua portuguesa tem a mania de pregar peças, mas com estas palavras o caso é diferente.
Alguns especialistas mais tradicionais defendem a forma das palavras no singular, já que as duas expressam a ideia de algo abstrato, logo, sem noção de quantidade. Mas há quem defenda que todo esse conservadorismo não cabe mais ao português. Temos como exemplos as palavras “parabéns” e “pêsames”, que transmitem uma ideia abstrata e são usadas no plural, deixando suas formas singulares em desuso. Quem nunca desejou felicidades para alguém? Ou teve dois amores na vida?
Como sempre, é o uso que funda a norma, e não o contrário. Então pode usar e abusar dos ciúmes, das saudades, felicidades e amores! Está correto! Em prol de uma língua portuguesa mais dinâmica e viva, vamos nos permitir as liberdades de sentir saudades dos amores. Ciúmes também é bom para, depois, pensar em felicidades. Mas sem pêsames, ein?

Texto por Bianca Peres
Imagem: Acervo do Google.
Comentarios