A ética profissional e sua prática no rádio
- cibertextoubc
- 15 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Os alunos do 3º e 4º semestres de jornalismo da Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, receberam nesta segunda-feira (10), o jornalista e editor chefe da Rádio Mensagem - AM 1470 de Jacareí, no Vale do Paraíba, Donizete Eugenio.

O jornalista foi convidado a falar sobre sua escolha pela área e da prática jornalística entrelaçada à ética profissional.
O editor chefe contou suas experiências e relatou a importância do rádio, principalmente para quem está começando nesta área, pois, na visão de Eugenio, o jornalista de rádio trabalha em qualquer outro veículo sem grandes dificuldades.
Em um dos questionamentos sobre a prática jornalística no dia a dia, o jornalista afirmou que é fundamental a apuração e a divulgação correta dos fatos, o furo vem depois. “Mais vale dar a informação depois de outros veículos do que a informação sem veracidade e ter que voltar atrás para corrigi-la. Isso acaba tirando a credibilidade do profissional e do veículo”, afirma Eugenio.
Sobre a questão ética, destacou que o mais importante é considerá-la no cenário da segmentação em que se atua, uma vez que a opinião do profissional deixa de ser dele e passa a ser a do veículo, e isto pode trazer consequências para a empresa e para o futuro do profissional.
Outro ponto forte do bate papo com o jornalista Donizete Eugenio, foi sobre o assunto redes sociais e a ética profissional. O editor chefe reforçou que elas podem ser uma arma, caso não sejam bem utilizadas.
“O jornalista tem que ter suas opiniões, porém, as redes sociais talvez não sejam um bom lugar para expressá-las”, concluiu o convidado.
Trabalho apresentado por: Vanessa Oliveira, Vanessa Araujo, Amanda Lices, Ana Emanoele, Bruna Telles
Texto por Vanessa Oliveira. Foto por Gabriel Dias.
Comentários