top of page

Ranking dos mais poderosos da revista Forbes é divulgado

  • Foto do escritor: cibertextoubc
    cibertextoubc
  • 12 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Presidente da Rússia superou Barack Obama pelo segundo ano seguido, Dilma aparece em 31ª

A revista americana Forbes divulgou o ranking das personalidades que merecem fazer parte desse time em 2014. Seja no campo financeiro, na filantropia, na política ou no empreendedorismo, elas têm o poder de escrever ou mudar a história.


E esse é um dos processos seletivos mais exclusivos do planeta. São 72 pessoas selecionadas, ou uma vaga para cada 100 milhões de habitantes.

forbes.png

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi apontado pela revista “Forbes” pelo segundo ano seguido como a pessoa mais poderosa do mundo, superando novamente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.


A revista assume que não se pode considerar o presidente russo um exemplo de “boa pessoa”, lembrando que ele se envolveu em conflitos armados na Ucrânia este ano. Entretanto, ressalta que a lista é uma avaliação de poder.


No ano passado, quando Putin liderou a lista pela primeira vez, a Forbes justificou a decisão porque ele "continua solidificando seu controle sobre a Rússia e o cenário internacional".


A lista, composta por 72 personalidades, manteve os cinco primeiros colocados iguais a 2013: em terceiro lugar está o presidente da China Xi Jinping, em quarto o Papa Francisco e em quinto a chanceler alemã, Angela Merkel.


O ranking deste ano nove mulheres, o mesmo número que em 2013, o que representa apenas 12% das pessoas mais poderosas do mundo. Em 2009, a lista tinha somente três mulheres. Esta é a primeira vez que duas mulheres - Merkel e Yellen - aparecem no top 10.


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece em 31º lugar – uma queda em relação à posição do ano passado, quando ela apareceu em 20º lugar. Entre as mulheres, entretanto, ela é considerada a terceira mais poderosa. Dilma está à frente do bilionário Ruper Murdoch e da chefe do FMI, Christine Lagarde.


A Forbes considera quatro fatores para selecionar as 72 pessoas: sobre quantas pessoas exercem poder; os recursos financeiros sob seu controle; se têm influência em mais de uma esfera; e como utilizam seu poder para mudar o mundo.


Completam os 10 primeiros lugares Janet Yellen, presidente do Federal Reserve (que saltou do 72º lugar em 2013 para sexto em 2014), Bill Gates, co-presidente da Bill & Melinda Gates Foundation (passou do sexto para o sétimo lugar), Mario Draghi, presidente do Banco Central da Europa (apareceu em nono em 2013), Sergey Brin, co-fundador e diretor de projetos do Google e Larry Page, CEO do Google, empatados em nono lugar (ambos apareciam na 17ª posição no ano passado), e David Cameron, premiê do Reino Unido (em 11º no ano passado).



Texto: Vanessa Oliveira dos Anjos

 
 
 

Comments


bottom of page