top of page

A ditadura do corpo perfeito

  • Foto do escritor: cibertextoubc
    cibertextoubc
  • 12 de nov. de 2014
  • 2 min de leitura

Responda rápido: o que te motiva para que venha a seguir uma dieta e emagrecer? Questões de saúde ou estética?


A mídia abre espaço cada vez maior para propagar o “padrão ideal”. O mercado está aquecido.


Embora ninguém discorde que a saúde é fundamental, a maior parte das pessoas preocupa-se mais com a “beleza ideal” do que com o próprio bem estar de seu organismo.


Essa escolha parece ser natural, visando que, no contexto atual a estética é vendida como item fundamental para o alcance da felicidade.


O corpo magro, beleza e juventude trás a idéia de sucesso pessoal e até mesmo profissional. Essa fórmula tem se mostrado eficiente, atingindo em especial as mulheres, das quais tem pagado qualquer preço para perder os quilos desejados, ainda que este preço seja a própria saúde.


E o maior erro é que, grande parte dessas pessoas idealiza a conquista do corpo perfeito, sem ter que se esforçarem para isso, com dietas rigorosas, remédios, shakes, chás, não acompanhado de uma orientação profissional e sim daquilo que leu, ou que fez bem à sua amiga (o).


As aparências enganam


Segundo a Doutora Tamara Campos Sandoval, nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo, a procura até sua clinica aumentou, ainda mais com o fim de ano e o verão.


Tendo em vista que, a maior parte da procura é para a perda de peso em pouco tempo, a Doutora orienta que a formula mágica não existe, o que existe é uma alimentação adequada, seguida de exercícios.


As dietas excessivas e incorretas podem dar resultados momentâneos, porém as conseqüências um dia irão aparecer. Visto que, grande maioria pensa muito no “perder agora” e não perder e manter para um corpo saudável.


tamara.png

Com a liberação de alguns remédios para perder peso, a inibição ao apetite acaba e a pessoa perde a massa muscular (massa magra) e não a massa de gordura, podendo gerar futuramente problemas a saúde. Fora que, ao parar de tomar o remédio o apetite volta e a pessoa engorda novamente, e muitos casos o dobro.


“Para quem procura emagrecer, tem que ter consciência de que é importante pensar primeiramente em sua qualidade de vida, procurando um médico, fazendo exames com freqüência, procurar um nutricionista e aprender a comer, auxiliando é claro, a atividade física. Ter paciência e determinação, já que 30% vêm do exercício físico e 70% da alimentação.” Afirma Tamara.


Todos buscam a aparência que é cursivamente impelidos a ter, e é importante ter cuidado com o corpo e seu bem estar. Entretanto, o excesso pode causar resultados negativos á saúde. A beleza é diversa e única.




Texto: Maijory Ingra Suzuki

Imagens: Maijory Ingra Suzuki e acervo do google.


 
 
 

Comments


bottom of page