Novembro azul trás programação especial em Suzano para os homens
- cibertextoubc
- 10 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
Campanha que estimula a prevenção contra O câncer de próstata

Neste mês de novembro os homens são o foco para serem alertados da importância de se realizar exames preventivos contra o câncer de próstata. Algumas cidades do Alto tietê vão ajudar nesta conscientização elaborando uma programação voltada para os homens enfatizando a importância desta causa.
Entre as cidades que realizam a campanha, Suzano está com programação especial. O enfermeiro Márcio Veiga Lemes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Colorado, conta que a programação tem atividades como palestras, distribuição de panfletos e orientações na própria unidade de saúde, de forma individual ou em grupo. Ainda existe muito preconceito e muitos homens não aceitam o fato de ter que fazer determinados exames.
Estima-se que pelo menos 3 mil atendimentos sejam feitos no município de Suzano durante a campanha. O primeiro passo é a coleta do exame de sangue. Caso o este apresente alguma alteração, será feito o toque retal para verificar se a próstata apresenta alguma alteração. Caso o resultado seja positivo é feito a biópsia que consiste na coleta de fragmentos.
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
A importância deve ser disseminada em grande escala para a população não só neste mês de novembro e sim em todo o momento e por este motivo toda a programação oferecida para estimular os homens a ter cuidado com a saúde esta disponível sempre, só que neste mês com mais intensidade, tendo o objetivo despertar o interesse na população masculina pela sua própria saúde. Então neste mês todos os homens estão convidados para participar da campanha. Para mais Informações sobre a programação especial em Suzano pelo telefone 4744-8484.
Texto por Ana Emanoele de Souza
Imagem: Acervo do Google
Comments