Jornalismo Freelancer
- cibertextoubc
- 10 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
A escolha que economiza tempo e rende muito.
(Para visualizar o vídeo, deixe o cursor próximo à borda esquerda do vídeo, quando aparecer a mãozinha, clique e o vídeo começará a rodar.)
Qual a função do jornalista? Além de informar, o jornalista é mediador da sociedade. Procura problemas de interesse público e aponta soluções. Um bom jornalista não concorda, questiona!
O jornalista pode atuar em diversas mídias, como rádio, televisão, jornal entre outras. Mas quando a opção é unir tempo e dinheiro, talvez a melhor escolha seja o freelancer.
O jornalista freelancer é o famoso faz tudo. Escreve, grava, assessora, edita, fotografa, revisa, faz publicidade, e nas horas vagas escreve textos literários para seu blog pessoal, tudo ao mesmo tempo.
Jornalistas da mídia padrão, não veem com bons olhos a atuação de freelancer's, acreditam que tais profissionais fogem a ética da profissão ao atuar com vários clientes ao mesmo tempo. Porém, o jornalista que opta em atuar como freelancer, tem responsabilidade igual ou até maior que um jornalista que atua em uma única mídia, afinal, sua credibilidade depende da qualidade de seus trabalhos.
Os freelas normalmente rendem bons honorários, além de proporcionar liberdade para o jornalista trabalhar com aquilo que mais lhe atrai. O ponto negativo deste segmento, esta no fato de geralmente ser um trabalho individual, o profissional se responsabiliza pelas despesas com INSS, e o salário nunca é fixo, um mês pode ser bom, no outro nem tanto.
Tabela de preços mínimos para trabalhos free-lancer

Trabalho elaborado em grupo por: Adriano Valdez, Carolina Cristina, Graziely Ramos, Érica Costa, Jocemi Oliveira.
Texto por Jocemi Oliveira Vídeo por Jocemi Oliveira & Adriano Valdez Edição por Carolina Cristina
Commentaires