Doces ou travessuras de uma perna só
- cibertextoubc
- 31 de out. de 2014
- 2 min de leitura
O dia das bruxas e as festas tradicionais de halloween fortes na cultura americana ganharam um concorrente de peso no Brasil. O traquinas, Saci Pererê.

“Doces ou travessuras?”, com certeza você já ouviu essas duas palavras em algum filme estrangeiro, e acompanhado a ela associou a imagem de crianças fantasiadas pedindo doces nas portas dos vizinhos. Esta é a tradição norte-americana para o Halloween (Dia das Bruxas) comemorado no último dia de outubro e reconhecido em todo o mundo.
Os antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda acreditavam que no dia anterior ao “dia de todos os santos”, os espíritos retornavam para suas casas. Foram então surgindo rituais, sempre em tom de brincadeira, que diziam com quem as pessoas iriam se casar ou quem teria muita prosperidade no ano seguinte, por exemplo.
As brincadeiras desembocaram nos Estados Unidos na época da colonização e foi se firmando em sua cultura, até tornar-se uma das festas mais populares para os estadunidenses.
As crianças fantasiadas de personagens fantasmagóricos, heróis do cinema ou dos quadrinhos, percorrem a vizinhança, batendo de porta em porta e repetindo a popular frase “Trick or treat?” e em troca recebem os tão almejados doces.
Jack o’lantern, a abóbora
Um dos símbolos do “Dia das Bruxas” americano é a abóbora com feições assustadoras, porém na lenda que deu origem ao simbolismo era outro.

Jack era um homem que gostava de beber e em suas bebedeiras, cruzava com o diabo enganando-o diversas vezes para não ser levado ao inferno.
Morreu de tanto beber, e foi negado pelo céu e também pelo inferno. Diante do impasse, a alma de Jack passou a vagar com velas dentro de nabos a fim de iluminar seu espirito.
Os povos celtas utilizavam o nabo com o proposito de afastar os maus espíritos. Quando os irlandeses trouxeram a tradição para os EUA, perceberam que a abóbora era mais abundante e passaram a utilizá-las no lugar dos nabos.
31 de outubro é “Dia do Saci”
Diferente da cultura americana, os brasileiros cultivam lendas folclóricas que contam histórias como a do Boto cor de rosa, Iara, Curupira, mula sem-cabeça e do Saci Pererê, entre outros.
O folclore é comemorado em agosto, mas para evidenciar essa cultura tão brasileira que não tem o mesmo impacto que a americana, a Sociedade Amigos do Saci (Sosaci) deu um jeitinho de transportar o menino de uma perna só, que prega peças nas pessoas para o dia 31 de outubro, quando é comemorado o Halloween.
Através da Lei nº 11.669 de 13 de janeiro de 2004, o estado de São Paulo oficializou o último dia de outubro com o “Dia do Saci”, outras localidades do interior paulista, a capital do Espírito Santo, Poços de Caldas e Uberaba em Minas e, Fortaleza no Ceará, também aderiram à ideia.
Nas redes sociais, principalmente no Twitter, a data se tornou viral e com bom humor seus usuários demonstraram o contra ponto entre a identidade cultural brasileira e a festividade americana.

Texto por Graziely Rammos
Imagens: Acervo Google
Comentarios