Jornalista e Moda: Uma União Que Deu Certo
- cibertextoubc
- 21 de out. de 2014
- 2 min de leitura
A correria do dia a dia e as mudanças climáticas tornam mais difícil acompanhar a moda. Num país tropical com todas as estações do ano em um único dia agravam esta situação.
Na duvida e com medo de errar, o cliente deve buscar informações em matérias que fale sobre atualidades feitas pelos profissionais jornalistas de moda. Eles apontam as melhores opções e adaptações necessárias para o momento.
A maioria dos jornais tradicionais dão espaço para a moda. As mídias digitais e os blogs são importantes aliados no mercado de produção e consumo da moda.
Paulo Borges, idealizador e diretor artístico da São Paulo Fashion Week, destaca que a moda “no Brasil só perde para o futebol em mídia espontânea, fator positivo em se tratando de um pais apaixonado por futebol”.
A faixa salarial no inicio de carreira desse profissional é de aproximadamente R$ 1.200 com variações que podem chegar a mais de R$ 12.000.
Os jornalistas da moda são profissionais que atendem expectativas que vão além da simples necessidade humana, mas abrange objetos de desejos e idealizam a venda da felicidade e relações comportamentais do que grande parte das pessoas costuma usar naquele determinado momento, ou seja, o que esta na moda.

O jornalista de moda pode atuar como repórter, produtor, editor de moda, critico de moda em veículo de comunicação como revistas, jornais, internet, rádio e TV. Outra função é assessoria de imprensa para empresas do ramo têxtil.
O MERCADO EXIGE QUALIFICAÇÃO
O profissional qualificado é identificado pela boa escrita, ética de trabalho. Deve apurar bem as informações antes de publicá-las. A internet é aliada na disseminação de boas matérias ou conteúdos irreais.
A necessidade de evoluir e de sempre demonstrar qualidade em conteúdos faz com que profissionais da área busquem aperfeiçoamentos aproximação de um público cada vez mais exigente.
No Brasil e no exterior há vários cursos presenciais e a distancia ministrados por conceituados profissionais. O SENAC é referencia nesta área.
O curso de jornalismo de moda prepara o profissional para elaborar textos comerciais, produção de pautas e atender aos diferentes tipos de veículos. Ele desenvolve aptidões para atuar na redação de artigos, editoriais, cobertura de desfiles e eventos relacionados à moda. Trabalham em equipe e contato direto com empresários, estilistas produtores, modelos dentre outros.
A formação busca desenvolver gradativamente competências exigidas pelo mercado de trabalho para a superação dos novos desafios. Deve estar apto para divulgar com responsabilidade profissional e informar tudo o que é notícia no campo da moda. Para isso precisa conhecer a história da arte e da moda, as combinações entre as cores e as formas, exigências.
Para o ingresso em curso de Extensão em Jornalismo de Moda o candidato deve estar na graduação nas áreas de moda, comunicação ou áreas afins.
O jornalismo de moda abre inúmeras oportunidades, mas o mercado exige conhecimento teórico e prático e ética profissional.
Texto por Karina Meireles Imagens: Acevo do Google.
Comentários