Entre a vida e a morte doença ebola causa medo entre mulheres e crianças
- cibertextoubc
- 2 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Da onde veio e como chegou? Doença mata 90% de quem a contrai.
Com o surto de uma doença ainda não identificada, no ano de (1976), na republica Democrática do Congo, alguns pacientes foram movidos para quarentena, na expectativa de cura.
Já no final da década de 1989, a unidade de quarentena de Hazelton Research Products, em Hoston, Virginia, também sofreu com o mesmo surto da doença não identificada, mas que classificada pelos profissionais da saúde como (febre hemorrágica do vírus símio).
A epidemia que aconteceu em (89), com o transporte de alguns macacos da raça Macaca fascicularis, vindos das Filipinas, seguiu diretamente para os Estados Unidos, onde teve uma grande repercussão.
Com o ocorrido, alguns animais que já estavam mortos, seguiram para o centro de pesquisa do exercito americano, em Fort Detrick, onde o teste cientifico chamado (ELISA) apontou alguns anticorpos contra o vírus ebola.
Logo que o diagnóstico foi feito, uma equipe do exército americano foi enviado ao cativeiro, para sacrificarem os poucos macacos que ainda estavam vivos.
Com a chance de levar a óbito 90% de quem a contrai, o contato com o sangue, ou fluidos corporais de animais infectados, é a maneira mais clara de adquirir a doença.
Surto da doença
Diagnosticado em março deste ano de (2014) na África Ocidental, o surto da doença também chegou no oeste africano, a Guiné , onde foram registradas as primeiras mortes pelo vírus.
De acordo com o site do globo o G1, mais de 1.900 pessoas, morreram na África Ocidental, com o pior surto de ebola de todos os tempos, segundo uma pesquisa lançada recentemente pela equipe (OMS) Organização Mundial da Saúde, depois de publicado os últimos números de mortes, mais 3.500 casos da doença foram detectados na Guiné, Serra da Leoa, Libéria e Nigéria.
Sintomas e Diagnósticos
No começo da doença, os sintomas não são específicos, podendo ser comparado a uma simples gripe, bem como as dores de cabeça, febre, inflamação na garganta, fraquezas e dores musculares.
Os pacientes que contraem a doença, também podem desenvolver outros tipos de sintomas, como olhos a vermelhados, dificuldade na respiração e de engolir.
Podendo ser diagnosticado, apenas em laboratório, seguidos de cinco diferentes testes, e conduzidos com o Maximo de cuidado, a forma de contrair a doença de humano para humano, acontece devido a falta do uso das devidas vestes.
Segundo Henry Grey, coordenador de emergência da MSF, afirma que os agentes da saúde estão totalmente suscetíveis a contraírem o vírus, então durante o tratamento dos pacientes uma das principais prioridades da equipe é o treinamento dos agentes para a não contaminação.
Tratamento
Estabilizar, o paciente na hidratação, manter seus níveis de oxigênio e pressão sanguínea, tratando quaisquer infecções que se manifestem no individuo.
O fim
Podendo diagnosticar o fim do surto ebola, é declarado oficialmente após 42 dias sem nenhum novo caso apresentado.

Texto por Gabriel Ramos
Imagem: Acervo do Google.
Comments