A procura das Terapias Alternativas
- cibertextoubc
- 2 de out. de 2014
- 3 min de leitura
Atualmente a vida se tornou uma corrida vertiginosa e cansativa. Diferente do passado onde a vida era mais simples, de dia: O trabalho, e a noite: O descanso ao lado da família.
Hoje há vários fatores que contribuem para que as pessoas sintam-se cada vez mais cansadas: Metas a cumprir, faculdade, levar e buscar o filho na escola, academia, e o famoso trânsito. Parece que às vinte e quatro horas do dia está cada vez mais curta.
Conforme explica Mariana Miyatake, fisioterapeuta especializada em acupuntura, “Há uma forte tendência em buscar novos métodos de tratar doenças ditas modernas. Não só para as doenças, mas também para melhorar a qualidade de vida.”
É nesse cenário com tantas tarefas que o cansaço, preocupações e o estresse começam a fazer parte da sociedade moderna.
“O estresse é a causa principal das pessoas, os medicamentos para dor e ansiedade intoxicam o organismo, o que aumenta a procura das pessoas por tratamentos alternativos”. Diz a fisioterapeuta Josiane Cardoso, que há cinco anos trabalha com terapias em Mogi das Cruzes.
“Existem médicos que indicam esses tratamentos, pois equilibram a taxa de cortisol no organismo, devido ao aumento do estresse. Mas maioria das pessoas procura por conta própria”. Conclui a fisioterapeuta.
A Terapeuta Sandra Souza também atua na cidade de Mogi, explica que os tratamentos alternativos não substituem a medicina tradicional, mas auxiliam na melhora dos distúrbios emocionais como mágoas, depressão, ansiedades, que desequilibram e trazem consequências físicas.
As fisioterapeutas, explicam quais as terapias mais procuradas pelos pacientes:

Massagem com Pedras Quentes: É uma massagem feita com um tipo de pedra especial, de superfície lisa e arredondada. Aquecida em recipiente com água ou manta térmica. Por ser extremamente relaxante já que o calor profundo das pedras proporciona um aquecimento maior que as mãos, ela é muito procurada. A massagem é feita com um óleo aquecido de preferência vegetal e se desliza a pedra quente sobre o corpo com manobras especificas.
Além do relaxamento, melhora da circulação, dores musculares, melhora a insônia e diminui o estresse. Só é contra indicada em caso de hipertensão, gravidez, câncer e estado febril.

Massagem Ayurvédica (Indiana): É uma massagem originária da Índia. Há mais de 6.000 anos acredita-se que é a mais antiga Ciência de Cura. Ela melhora a circulação sanguínea, reduz sintomas depressivos, previne doenças respiratórias, realinha a postura. A principal procura é pelos efeitos relaxantes. O método trabalha muito a respiração, a circulação funciona melhor, além de auxiliar o rejuvenescimento e o emagrecimento.
A massagem é feita com óleo vegetal que é aquecido em recipiente e aplicado em temperatura morna na pele. A massagem começa pela coluna, passa pelo pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto. Este método só não é indicado para gestantes. E as contra indicações são as mesmas de qualquer outra massagem.

Acupuntura: A Acupuntura é um dos métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa. Na medicina tradicional chinesa, não se trata uma doença, e, sim, o padrão energético desarmônico que a causa. A ação da acupuntura, no corpo físico, repercute inevitavelmente no estado psíquico. O diagnóstico mais importante para o tratamento com acupuntura é o diagnóstico etiológico, pois procura buscar a causa da patologia e do desequilíbrio energético trata dos fatores que determinam o aparecimento das patologias no homem e, por meio da anamnese, verifica a história clínica do paciente, com base nos sinais e sintomas e também nas suas condições de vida, como a prática de exercício físico, a alimentação equilibrada, a observação da cor da face e a avaliação dos microssistemas: pulso, língua e orelha, entre outros, já que o microssistema, por exemplo, a orelha, é uma parte do organismo que caracteriza o organismo como um todo. O uso é livre com algumas condições como, por exemplo, em crianças a aplicação da acupuntura com o agulhamento é indicado a partir dos 7 anos se a mesma entender o procedimento, também em gestantes existem alguns pontos que não devem ser agulhados dependendo do período gestacional.
Texto por Humberto Cardoso
Imagem: Acervo do Google
Comments