Aumenta venda de livros no Brasil
- cibertextoubc
- 30 de set. de 2014
- 1 min de leitura
Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional das Livrarias, no ano passado, as vendas de livros cresceram cerca de 11% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2012. E o lucro chega a cerca de 12% para as livrarias.
Lucas Roberto Capo Bianco Datovo, estudante, afirma que sempre compra livros, em média quatro por mês, porém em lojas online. "A preferencia em comprar na internet é referente a variedade de títulos e modo de pagamento", declara ele.
Embora as vendas tenham aumentado o faturamento, os dados do próprio setor mostram que o número de livrarias tem caído no Brasil. No fim de 2011 eram 3.481 lojas em funcionamento. E no fim de 2012, o número de livrarias tinha caído para 3.073. Portanto, 408 livrarias fechadas de um ano para o outro.

A Associação Nacional das Livrarias revelou um dado curioso. A distribuição das livrarias pelo território brasileiro se concentra na região sudeste, que responde por mais da metade das lojas abertas em 54%. Os três estados do sul concentram 20% do mercado. A região nordeste, 16%. O centro-oeste, 7%. E apenas 3% das livrarias estão na região norte do Brasil.
A bibliotecária Yasmin Guidella,destaca que o fenômeno no aumento da venda de livros se deve aos best seller, que são traduzidos para linguagem cinematográfica. "Sempre vejo onde trabalho pessoas procurando títulos populares, como infanto-juvenis, que geralmente viram filme e tem grande repercussão na mídia", declara Guidella.
Texto por Adriano Valdez & Graziely Rammos
Comments