Universitários e o Dilema do Estágio
- cibertextoubc
- 29 de set. de 2014
- 3 min de leitura
Pesquisa na UBC mostra a realidade dos alunos
A nova lei de estágio começou a vigorar a partir do dia 25 de setembro de 2008, e estabelece inúmeras exigências, gerando um clima de preocupações e expectativas. O estágio é, em geral, a primeira forma de contato do aluno com o ambiente profissional.
É a oportunidade de conhecer e aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula. Uma experiência que desenvolve a postura profissional e prepara para novos desafios, facilitando a compreensão da profissão e aprimorando habilidades técnicas e comportamentais.
Os estudantes que estiverem matriculados regularmente e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (art. 1º da Lei nº 11.788/2008), devem se interessar pelo estágio para desenvolver sua capacitação profissional.
A concorrência por vagas de emprego ficam cada vez mais acirradas e exigentes, não existe mais as regalias dos tempos passados, onde era possível escolhe o emprego que oferecia melhores benefícios.
Em dez anos o número de alunos que ingressaram na faculdade, no Brasil, teve um aumento significativo, em 2002 o número de universitários era de 3,5 milhões, em 2012, esse numero dobrou para sete milhões, uma tendência já esperada, devido a expansão das oportunidades oferecidas pelo governo.
Apesar do crescimento significativo de universitários, a maioria não conclui o curso, apenas 38% alcançam o diploma. Segundo dados da Abres – Associação Brasileira de Estágios, o numero de universitários estagiando, atualmente, é de 740 mil alunos. Em São Paulo, os ramos que mais oferece empregabilidade em estágios, são: Administração, Contabilidade, Informática e Jurídica.
A administração é a área que mais oferece vagas de estágio, e por isso motiva os jovens a seguir careira, porém também é a área com mais alunos matriculados.
Em uma pesquisa interna na Universidade Braz Cubas, ficou clara a situação dos alunos em relação ao estágio, 58% dos alunos já procuraram estagio mas apenas 21% conseguiram vaga. Vale ressaltar que dos 41% que ainda não procuraram estagio, são alunos entre primeiro e terceiro semestre, e a maioria não pretende procurar agora. Quanto a dificuldade em achar uma vaga no ramo profissional, os estudantes ficaram relativamente divididos, 48% afirmaram que tiveram dificuldades na procura, e 52% não sentiu dificuldade, essa opinião inclui pessoas que não tiveram dificuldades por não te procurado.
Mesmo com o mercado de trabalho oferecendo poucas vagas, em relação a massa de estudantes, 91% dos entrevistados acreditam que existe empregabilidade em sua área, e 90 % concluíram as perguntas confirmando que o estagio é importante no inicio da carreira. Foram 298 entrevistados de 24 cursos diferentes.
Carolina Cristina dos Santos, estudante do 4° semestre de Jornalismo na UBC expos sua opinião durante nossa pesquisa: "Eu já procurei estágio, mas ainda não consegui, a maior dificuldade que tive foram as localidades. Estagiar é importantíssimo, afinal é através dele que obtemos nossas primeiras experiências para nos tornarmos bom profissionais."
Priscila Yamagami Kähler coordenadora dos cursos de comunicação da UBC, disse em entrevista, que "o estágio é muito Importante e fundamental. O estágio é uma oportunidade maravilhosa para o aluno adquirir a experiência que o mercado pede. Sem o estágio, na maior parte dos casos, ele não teria possibilidade de entrar na área pretendida. Além de ser uma chance de desenvolver em excelente trabalho e ser efetivado. Estágio é tudo de bom!".
E para quem esta na disputa por uma vaga de estágio, a maior rede social do mundo, Facebook, abre nesta sexta-feira inscrições para o seu segundo programa de estagio no Brasil.
A vaga é para estudantes com formação prevista para dezembro de 2015, cursando Administração, Economia, Comunicação Social, Marketing, Publicidade e Propaganda, entre outros. Inscrições até 14 de outubro no site da Cia de Talentos. E se caso você ainda não esta próximo do termino do seu curso, a 6ª Feira Virtual de Programas de Estágios e Trainees, esta oferecendo mais de 6 mil vagas de estagio, onde os processos seletivos são feitos online. As inscrições no site vão até o dia 31 de Outubro.

Texto e entrevista por Érica Costa. Pesquisa de campo realizada por Érica Costa, Ingrid Inocêncio, Tamiris Milene e Wallace Santos. Imagem: Acervo do google.
Commentaires