top of page

O Hugão vai Tremer

  • Foto do escritor: cibertextoubc
    cibertextoubc
  • 29 de set. de 2014
  • 3 min de leitura

Começa nesta terça (30) a 19º edição da Liga Sul-Americana de basquete e Mogi das Cruzes será uma das cidades-sede


Pela primeira vez na história, a cidade de Mogi das Cruzes será sede da Liga Sul-Americana de basquete. A 19ª edição do torneio continental terá seu início nesta terça (30) e reúne 16 equipes da América do Sul. A bola sobe pela primeira vez no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, o “Hugão”, com o confronto entre Libertad Sunchales (ARG) e Malvín (URU) as 17h45 em jogo válido pelo Grupo A da competição.

rg.jpg

Dividida em 3 etapas, a Liga terá 4 cidades sedes em sua primeira fase (Mogi das Cruzes-BRA, Ambato-EQU, Montevidéu-URU e Bauru-BRA). Cada município sediará um grupo com quatro equipes. Mogi das Cruzes será a sede do Grupo A, que tem como cabeça de chave o time da casa, além do Libertad de Sunchales (ARG), Malvín (URU) e La Salle/Tarija (BOL).


A escolha de Mogi como uma das cidades sedes, se deu por conta do desempenho do Mogi Basquete na última edição do NBB (Novo Basquete Brasil), na ocasião o time mogiano terminou na quarta colocação e assegurou uma das duas vagas para o torneio continental. Os jogos na principal cidade do Alto Tietê começam no dia (30) e vão até (02). Para poder receber o campeonato, o time anfitrião terá de arcar com todas as despesas das equipes visitantes, tais como: hospedagem, alimentação, transporte e taxa de arbitragens.


Além dos torcedores, quem comemora a realização desta primeira etapa em Mogi das Cruzes, são os jogadores do time anfitrião. O ala e capitão do Mogi Basquete Guilherme Filipin um dos remanescentes do projeto iniciado em 2011, que comentou a oportunidade de jogar essa etapa da competição internacional em casa: “Eu acho que é um novo desafio, uma nova etapa que o time, o projeto, a cidade alcançaram e não só os jogadores. Agora temos que focar essa semana com força total, por que é mais uma chance da entrarmos para a história de Mogi” - disse o jogador.


Os mogianos entram em quadra as 20h00 contra o La Salle/Tarija (BOL) no jogo que marca o fechamento da rodada inicial. Os ingressos para as partidas custam R$ 20,00 e continuam sendo vendidos na bilheteria do Ginásio Municipal de Esportes Hugo Ramos. Aposentados, estudantes, professores e pessoas com deficiência pagam meia entrada, crianças até 12 anos não pagam, mas necessitam retirar o ingresso com a presença de um responsável. Cada entrada dá direito ao torcedor de acompanhar as duas partidas do dia.


Liga Sul-Americana 2014


A edição de 2014 reúne 16 times de 8 países da América do Sul. As nações com o maior número de representantes são o Brasil (4 participantes) e a Argentina (3 participantes). Dispostos em 4 grupos, as equipes vão se enfrentar dentro de suas chaves, os dois melhores colocados avançam para a próxima fase onde será realizado um novo chaveamento com as 8 equipes classificadas, o sistema de disputa será o mesmo da etapa anterior e novamente os dois melhores carimbam o passaporte para o “Final Four”.


No “Final Four”, os times classificados se enfrentam desta maneira:


1º do Grupo A X 2º do Grupo B


1º do Grupo B X 2º do Grupo A


Os ganhadores dos duelos semifinais se classificam para a grande final, enquanto que os perdedores se enfrentam em busca do terceiro lugar. O atual campeão da competição é a equipe do Brasília (BRA) que venceu o Aguada (URU) pelo placar de 93x81.


Grupos da Liga Sul-Americana de Basquete


Grupo A - 30 de Setembro, 01 e 02 de Outubro - Mogi das Cruzes - Brasil

Mogi das Cruzes (BRA) / Libertad de Sunchales (ARG) / Malvin (URU) / La Salle (Bolívia)


Grupo B – 07, 08 e 09 de Outubro – Ambato - Equador

CKT (EQU) / Boca Juniors (ARG) / Aduaneros de Valencia (VEN) / Club Tinguaririca de San Fernando (CHI)


Grupo C – 14, 15 e 16 de Outubro – Montevidéu - Uruguai

Aguada (URU) / Argentino de Junin (ARG) / Limeira (BRA) / Alvarado (EQU)


Grupo D – 21, 22 e 23 de outubro – Bauru - Brasil

Bauru (BRA) / Brasília (BRA) / Defensor (URU) / Guerreros Bogota (COL)



Texto por Guilherme Borges e Rafael Dentini

 
 
 

Comments


bottom of page